Por Jorge Wahl
O Código de Autorregulação em Governança de Investimentos ganha a adesão de mais uma associada: a FORLUZ - Fundação Forluminas de Seguridade Social. O nome da entidade será levado agora ao Conselho do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, para que seja formalmente homologado nos próximos dias.
A nova adesão chega no momento em que a Abrapp, ICSS e Sindapp colocam agora na rede a nova página do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, acessável a partir de banner que aparece com destaque no Portal da Abrapp e também pelo link http://sistemas.abrapp.org.br/apoio/autorregulacao/. Essa é uma novidade que com certeza facilita ainda mais as coisas para as entidades.
A nova página vai facilitar por pelo menos dois motivos. Em primeiro lugar, nela estará disponível manual trazendo o passo a passo de como aderir. Como a experiência reunida nos últimos meses permite identificar muito claramente quais as dúvidas que ainda permanecem, a publicação vai com certeza conseguir trazer todos os esclarecimentos que ainda porventura restem fazer. A segunda razão dessa maior facilidade é que também será disponibilizado versão atualizada do requerimento padrão permitindo adesão condicional ao Código, isto é, das 9 exigências colocadas as entidades devem dizer quais têm condições de atender imediatamente, definindo em um cronograma à parte quanto tempo precisarão para atender as demais. Tudo isso ajuda na decisão das entidades.
Como ajuda também o fato de as associadas igualmente encontrarem um check-list dos “Requisitos para a Adesão”, elaborado de forma bem clara e didática, tornando-se assim algo que facilita ainda mais a avaliação interna da entidade.
A nova página, entre outras muitas informações, trará também identificadas todas as associadas que já aderiram ao Código. Elas assim aparecerão de forma destacada.
Mais adesões - No momento são 12 - e serão 13 tão logo a FORLUZ tenha o seu nome formalmente homologado - as entidades que ao aderir mandaram aos seus participantes, patrocinadores e instituidores, entre outros públicos, uma forte mensagem que destaca o seu profundo compromisso com as melhores práticas. E ao fazê-lo sem tardar também mostraram entender a urgência dessa postura.
A relação completa de associadas que já aderiram e tiveram os seus nomes homologados é formada por Centrus, Faelba, Fundo Paraná, Indusprevi, Ecos, Ceres, Mútuoprev, VWPP, Previ, Derminas, Sabesprev e Regius.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 20.04.2017.