Por Jorge Wahl
Mais 2 associadas aderiram nos últimos dias ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, a SABESPREV – Fundação Sabesp de Seguridade Social e REGIUS – Sociedade Civil de Previdência Privada. A sua chegada reforça o sentimento quanto ao crescente entendimento de que o quadro associativo está passando a ter de que juntar-se a essa mais de uma dúzia de entidades é uma decisão não apenas importante, como urgente.
A chegada da Sabesprev e da Regius eleva para 12 o número das associadas que já aderiram e cuja relação completa é formada por Centrus, Faelba, Fundo Paraná, Indusprevi, Ecos, Ceres, Mútuoprev, VWPP, Previ e Derminas. Os integrantes do Conselho do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos já foram informados das novas adesões, tendo até amanhã (31) para se manifestar.
Esse crescente entendimento da importância da autorregulação e de seus significados, acreditam os especialistas à frente desse esforço, explica-se entre outros motivos pela compreensão de ser uma forma de passar uma mensagem extremamente positiva aos participantes dos planos, suas patrocinadoras e instituidores.
Maior conforto - As entidades estão também se sentindo cada vez mais confortáveis em relação ao assunto. A começar, porque foram informadas de que podem fazer uma adesão condicional ao Código, isto é, das 9 exigências colocadas devem dizer quais têm condições de atender imediatamente, definindo em um cronograma quanto tempo precisarão para atender as demais. Tudo isso naturalmente facilita.
E mais fácil se tornará com o lançamento muito em breve de manual trazendo o passo a passo de como aderir. Como a experiência reunida nos últimos meses permite identificar muito claramente quais as dúvidas que ainda permanecem, a publicação, nesse momento passando por uma última verificação de conteúdo, vai com certeza conseguir trazer todos os esclarecimentos.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 30.03.2017.