Autorregulação e ética são temas que andaram juntos nesta quinta-feira (19), quando de um lado o Grupo de Trabalho formado no interior da Comissão Mista de Autorregulação teve a sua composição confirmada, enquanto de outro, reunida também ontem, a Comissão de Ética mostrou entender a revisão do Código de Ética do Sistema, que está em seu início, como uma contribuição à formação de uma base sólida sobre a qual a obra da autorregulação poderá ser construída.
Também ontem a Comissão de Ética decidiu sugerir à Diretoria do Sindapp a realização em Curitiba, no dia 12 de novembro, da quinta edição do seminário “A Ética como Valor Fundamental”. “Como sempre vamos aproveitar para uma defesa firme do ato regular de gestão praticado pelo dirigente”, observou Carlos Alberto Pereira, diretor do Sindapp e que acredita que este ano torna-se ainda mais importante valorizar esse tipo de evento.
O GT, formado por especialistas e encarregado de elaborar um primeiro anteprojeto de regulamentação, este voltado pontualmente para a questão das informações fornecidas aos participantes, é formado por Aparecida Pagliarini (Jurídica) , Márcia Locachevic (Comunicação), Marisa Bravi (Relacionamento), Denise Maidanchen (Instituídos), Elaine Castro (Servidores) e Luiz Calado (Consultor). Todos já aceitaram os convites que lhes foram dirigidos.
A advogada Aparecida Pagliarini, encarregada de coordenar os estudos com vistas à revisão do Código de Ética, acertou com a Comissão de Ética a apresentação de uma primeira minuta em junho. O cronograma está sendo montado no intuito de o código estar pronto para lançamento no 36º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, em outubro.
Fábio Resende, Coordenador da Comissão de Ética, defendeu na reunião que o código revisto levante a discussão de que haja um mínimo obrigatório de preceitos a serem seguidos, ainda que preservada no geral a adesão voluntária aos seus termos.
Também em junho estará pronto uma nova versão do Regimento Interno da Comissão de Ética, que precisará sofrer algumas alterações, em sua maioria pontuais, para se ajustar ao código.
Fonte: Abrapp, em 20.03.2015.