O volume de ativos das seguradoras americanas terceirizado com gestoras de recursos externas tem crescido de forma consistente desde 2011. O montante terceirizado cresceu 18,2% em 2014, alcançando US$ 1,3 trilhão. Em comparação com o volume de três anos atrás, o crescimento foi de cerca de mais de 30%, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Patpatia Associates, da Califórnia. As informações foram recolhidas de 60 gestoras de recursos que detêm cerca de 90% do mercado de gestão de ativos de seguradoras.
O nível de terceirização das companhias seguradoras atinge cerca de 23% da carteira total de ativos do mercado, segundo estimativas da consultoria. Especialistas apontam que a terceirização na gestão dos ativos é incentivada pela busca de maior retorno das carteiras. “O ambiente de baixos retornos é um dos pontos chave do aumento da terceirização”, disse Sunny Patpatia, presidente e CEO da consultoria, em entrevista para a publicação americana Pensions and Investments.
O consultor explica que as seguradoras buscam estratégias de diversificação além da renda fixa tradicional. Isso explica o aumento das empresas de gestão que oferecem fundos alternativos como ações de mercados emergentes e renda fixa high-yield.
Fonte: Investidor Institucional, em 28.08.2015.