Por Bárbara Barroso
A tecnologia está a revolucionar o mercado dos seguros, abrindo a porta para novos concorrentes totalmente digitais - InsurTech - e com oferta de produtos feitos à medida do cliente
É inevitável, a tecnologia está a revolucionar o mercado e, com isso, também o nosso comportamento enquanto consumidores. Com o surgimento de inovações, o setor segurador tem feito esforços para estar a par das tendências a nível global.
Mas estará Portugal a acompanhar as tendências europeias? O ECO contactou a Autoridade de Seguros e Pensões Europeia (denominada pela sigla inglesa EIOPA) para perceber qual tem sido o caminho da indústria a nível global, e no velho continente. Os responsáveis da EIOPA remeteram para um estudo realizado pelo comité das autoridades de supervisão europeias, The Joint Committee of the European Supervisory Authorities, que destaca a digitalização e a customização como as grandes tendências, e que estas serão possíveis através — entre outras tecnologias –, do Big Data Analytics. Segundo o estudo, esta tecnologia oferece diversos benefícios, tanto para a indústria como para os consumidores, tornando possível a criação de produtos customizados, prevenir situações de fraude e também melhorar a gestão das seguradoras, tornando-a mais eficiente.
Leia aqui a matéria na íntegra.
Fonte: ECO, em 27.09.2018.