![]() |
![]() |
O evento, realizado no dia 14 de julho no Hotel Renaissance, traçou um panorama do seguro e resseguro nacional, destacando o potencial e as oportunidades de negócios para empresas brasileiras e estrangeiras.
A nova Lei da Arbitragem foi um dos temas discutidos no seminário Anglo-Brasileiro de Seguros e Resseguros, promovido pelo Consulado Britânico, que analisou a situação atual e oportunidades do seguro e resseguro brasileiro.
“Queremos trazer empresas britânicas ao Brasil e que as empresas brasileiras usem Londres, a capital financeira do mundo”, enfatizou Catherine Barber, Prosperity Counsellor da Embaixada Britânica no Brasil. Segundo ela, interesses comuns aproximam os mercados de seguros londrino e brasileiro. Presença ilustre no evento, o Lord Mayor of City of London, Alderman Alan Yarrow, reforçou o interesse do governo britânico. “Apesar dos desafios econômicos, o seguro brasileiro oferece excelentes oportunidades de negócios. Mas essa não é uma via de mão única, pois, também há oportunidades para empresas estrangeiras”, disse.
A JBO Advocacia, representada por sua sócia Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, expôs as questões controversas do âmbito da arbitragem em seguros e resseguros.
Segundo Marcia Cicarelli, a nova Lei 13.129/2015 alterou alguns pontos de Lei de Arbitragem, mas não a sua essência. Entre as mudanças, ela destacou a possibilidade de utilização da arbitragem pela administração pública direta e indireta para conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis e a mediação por meios remotos. A arbitragem também interrompe a prescrição e os árbitros poderão proferir sentenças parciais.
Assista o vídeo com a entrevista de Marcia Cicarelli sobre Arbitragem em Seguro e Resseguro
Baixe aqui a apresentação da palestra em PDF
Fonte: JBO, em 11.08.2015.

