De Assis Araujo foi indicada pela Fundação por seu legado de resiliência e vida inspiradora

A FUNCEF, como já é tradição, indicou participante à homenagem que a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) faz aos aposentados em janeiro. Neste ano, a indicada foi a piauiense Francisca de Assis Araujo Silva, mais conhecida como De Assis.
Ela foi destacada no evento on-line em que a Abrapp homenageou 79 aposentados dos fundos de pensão de todo o Brasil, nesta quinta-feira (29/1).
O Dia do Aposentado 2026 contou com palestra de Leila Navarro sobre sonhos possíveis na maturidade, inteligência artificial, entre outros assuntos, e a saudação dos presidentes da Abrapp, Devanir Silva, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena, e do secretário de Regimes Próprios e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto Santos Pinto, que saudaram os homenageados.
“Fiquei bastante gratificada com a homenagem porque é uma oportunidade de traduzir e expressar os frutos da luta empreendida nos 50 anos dedicados à defesa da CAIXA e de seus trabalhadores”, afirma De Assis Araujo.
Nascida em União (PI), ela não para, permanece forte e atuante em defesa de suas bandeiras. Aos 75 anos, De Assis Araujo segue atuando na defesa dos empregados da CAIXA, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-PI) e na Federação Nacional das Associações de Pessoal da CAIXA (Fenae). Integrou também, o Conselho Deliberativo (CD) da FUNCEF. “No CD, o conhecimento sobre nossa Fundação me mostrou a importância da FUNCEF, como fundo de pensão, para minha vida e minha família”, contou.
Planos para o futuro? De Assis Araujo tem muitos. O principal é não parar. “Como atores sociais, devemos construir a nação solidária, cidadã e democrática que sonhamos e merecemos. Somos sujeitos da nossa história, inseridos no universo que busca o bem-comum”, ensina a aposentada.
Fonte: Funcef, em 29.01.2026.