Propostas para incorporação ao Rol de tratamentos para câncer, dermatite atópica e colesterol serão debatidas em 19/11

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai realizar, em 19/11, a Audiência Pública 61 para debater as propostas de incorporação ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde das seguintes tecnologias:
- Inclisirana, medicamento para tratar hipercolesterolemia primária (condição em que os níveis de colesterol no sangue estão elevados, geralmente, devido a fatores genéticos) ou dislipidemia mista (distúrbio em que há elevação tanto do colesterol quanto dos triglicerídeos no sangue);
- Lebriquizumabe, medicamento para tratar pacientes adultos com dermatite atópica grave que apresentem falha, intolerância ou contraindicação à ciclosporina; e
- Momelotinibe, para o tratamento da mielofibrose, tipo raro de câncer em que a medula óssea passa a produzir células sanguíneas de forma desorganizada, levando à formação de fibroses (cicatrizes) e comprometendo a produção normal de células do sangue. O medicamento foi proposto para o tratamento da mileofibrose de risco intermediário e alto em suas três principais formas: mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós-trombocitemia essencial.
As propostas tiveram recomendação preliminar de não incorporação à lista de coberturas obrigatórias pelos planos de saúde, tendo sido debatidas em reuniões técnicas da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde(Cosaúde). Elas também foram discutidas durante a 630ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada (DICOL), ocorrida em 31/10, na qual foi aprovada a realização da audiência pública.
As tecnologias também estão recebendo contribuições através da Consulta Pública 163 até 24/11. Clique aqui para saber mais.
O evento vai ocorrer de forma remota, pela plataforma Teams, com transmissão pelo YouTube, das 9h às 13h.
Para participar da Audiência Pública 61, é preciso fazer inscrição até as 17h do dia 18/11, clicando aqui. A gravação ficará disponível no site da Agência.
Clique aqui para conferir todos os documentos referentes a esta audiência pública, ou acesse o Portal da ANS e, no menu Acesso à Informação, entre na seção Participação da Sociedade, item Audiências Públicas.
Fonte: ANS, em 07.11.2025.