Workshop destacou parceria entre saúde suplementar e SUS para ampliar acesso a atendimentos especializados
Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participaram, na quinta-feira, 4/12, de um evento sobre o Programa Agora Tem Especialistas. Promovido pela Abramge – RJ/ES em parceria com a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ) e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ), o encontro teve como objetivo apresentar a iniciativa do Ministério da Saúde que busca ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados por meio da integração com o setor suplementar.
O diretor-presidente da ANS, Wadih Damous falou do caráter inovador do Agora Tem Especialistas, que permite, por exemplo, a conversão de dívidas de operadoras de planos de saúde com o Ressarcimento ao SUS em prestação de serviços à sociedade. O programa também possibilita a troca de dívidas ou do pagamento de impostos ou custos administrativos correntes por prestação de serviços a usuários do SUS, em atendimentos diretos à população.
“Ao proporcionar essa aliança público X privado, o programa beneficia diretamente a população brasileira, que enfrenta dificuldades financeiras para contratar planos de saúde e longas filas para atendimento no SUS, sistema que sofre com problemas de financiamento”, pontuou Damous.

O diretor-presidente da ANS, Wadih Damous falou do caráter inovador do Agora Tem Especialistas em evento promovido pela Abramge
Durante o evento, o presidente da Regional da Associação Brasileira de Planos de Saúde no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sergio Vieira, destacou a relevância da adesão das empresas ao programa, ressaltando a oportunidade de utilizar a capacidade instalada ociosa para oferecer serviços à população, contribuindo para a redução das filas no SUS.
A diretora de Gestão da ANS, Carla Soares, reforçou o chamado ao setor privado para participar da iniciativa, enfatizando a estreita colaboração entre o Ministério da Saúde e a ANS na construção do programa.
Representando o Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, diretor do Departamento de Estratégias para a Expansão e Qualificação da Atenção Especializada, apresentou os detalhes do programa, incluindo sua justificativa, marco legal e operacionalização. Entre os principais componentes, destacou:
- Prestação de serviços especializados pela União, em caráter complementar a estados e municípios;
- Créditos Financeiros: compensação de dívidas tributárias de hospitais privados em troca de serviços especializados;
- Ressarcimento ao SUS: conversão de dívidas de operadoras de saúde em prestação de serviços ao SUS;
- Atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.
O Programa Agora Tem Especialistas representa uma estratégia inovadora para ampliar o acesso da população aos cuidados especializados, fortalecendo a integração entre os setores público e privado e contribuindo para a redução das desigualdades no sistema de saúde.
Fonte: ANS, em 05.12.2025
Foto: Divulgação Abramge