Encontros foram realizados nos dias 25 e 26/11 com o objetivo
de discutir propostas de incorporação de tecnologias ao Rol.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, nos dias 25 e 26/11, a 46ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde). O encontro teve como objetivo analisar as contribuições da participação social e discutir novas propostas de incorporação de tecnologias ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Lenise Secchin, abriu o debate ressaltando os principais pontos do encontro: "Vamos discutir avanços na qualificação de dados, processos de indicadores, evolução da revisão de análise de tecnologias e procedimentos, bem como iniciativas que se aproximam da regulação das necessidades reais da população e das práticas responsáveis do setor. Que essa reunião seja marcada por debates técnicos profundos, colaboração genuína e pela capacidade de transformar desafios em caminhos concretos de melhoria”.
A sessão começou com a análise das contribuições da Consulta Pública n° 162 em relação à tecnologia Guselcumabe, para o tratamento de pacientes adultos com retocolite ulcerativa (doença inflamatória crônica do intestino que pode causar diarreia, sangramento, dor abdominal e perda de peso) moderada a grave após falha, refratariedade, recidiva ou intolerância à terapia com anti-TNFs. Em seguida, foram analisadas as contribuições sobre a tecnologia Risanquisumabe, usada para a mesma indicação: tratamento de pacientes adultos com retocolite ulcerativa. Após os debates, os participantes declararam suas manifestações para registro no Relatório Final da Cosaúde.
Em seguida, foi realizada a discussão preliminar sobre a Exclusão Concomitante por Clipe Cirúrgico do Apêndice Atrial Esquerdo, indicado para o tratamento de pacientes com fibrilação atrial (caracterizada por batimentos irregulares no coração) ou com alto risco de acidente vascular cerebral, conforme medido pelo escore CHA2DS2-VASc ≥ 2, submetidos à cirurgia cardíaca aberta.
Na manhã do segundo dia, 26/11, houve a discussão preliminar sobre a tecnologia Enzalutamida em combinação com terapia de privação para tratamento do câncer de próstata hormônio sensível não metastático, com recidiva bioquímica de alto risco. Por fim, os participantes discutiram a tecnologia Levomalato de cabozantinibe, sugerida para tratamento de tumores neuroendócrinos bem diferenciados, irressecáveis, localmente avançados ou metastáticos, previamente tratados com duas ou mais terapias.
Estas três propostas serão, agora, submetidas à etapa de participação social, por meio de consulta pública. Caso haja recomendação preliminar desfavorável à incorporação no rol, elas também passarão por audiência pública.
Sobre a Cosaúde
A Cosaúde é composta por representantes indicados pelos membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), conforme previsto na Resolução Normativa n° 555/2022. Seu principal objetivo é assessorar a ANS na definição da amplitude da cobertura assistencial no âmbito da saúde suplementar.
Para assistir as reuniões, clique nos links abaixo.
46ª Reunião Técnica da Cosaúde - Dia 1
46ª Reunião Técnica da Cosaúde - Dia 2
Fonte: ANS, em 02.12.2025.