Davi Alcolumbre recebeu representantes das autarquias para discutir medidas que visam dar maior autonomia, estabilidade e eficiência regulatória. Waldemar Gonçalves representou a ANPD

Davi Alcolumbre (sem gravata) recebe diretores de agências reguladoras federais para café da manhã na residência oficial
O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves, participou, nesta quinta-feira (13) de café da manhã com os Diretores-Gerais e Diretores-Presidentes das agências reguladoras federais. O encontro, realizado na residência oficial do Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi uma iniciativa do Comitê das Agências Reguladoras Federais e o objetivo de debater medidas de fortalecimento institucional, autonomia financeira e eficiência regulatória.
A pauta incluiu, ainda, temas cruciais como a autonomia e a independência financeira das agências, a necessidade de suplementação orçamentária, a busca por fontes próprias de custeio e a prevenção a bloqueios e contingenciamentos de recursos.
O Presidente do Senado manifestou apoio à pauta apresentada e reafirmou o compromisso do Congresso em colaborar com iniciativas que assegurem maior estabilidade e autonomia às agências reguladoras.
A reunião destacou, também, a importância da integração entre as autarquias e o Congresso Nacional para o fortalecimento das políticas públicas. A preocupação com os recentes cortes orçamentários e contingenciamentos que têm impactado o funcionamento das agências também foi um ponto de discussão, reforçando a necessidade de um arcabouço institucional que assegure sustentabilidade e continuidade das ações regulatórias.
Participaram do evento, além dos presidentes do Senado e da ANPD, Guilherme Theo Sampaio, Diretor-Geral da ANTT e Presidente do COARF; Tiago Chagas Faierstein, Diretor-Presidente da ANAC e Vice-Presidente do COARF; Gentil Nogueira de Sá Júnior, Diretor da ANEEL; Carlos Manuel Baigorri, Diretor-Presidente da ANATEL; Artur Watt Neto, Diretor-Geral da ANP; Veronica Sánchez da Cruz Rios, Diretora-Presidente da ANA; Leandro Pinheiro Safatle, Diretor-Presidente da ANVISA; Carla de Figueiredo Soares, Diretora de Gestão da ANS; Alber Vasconcelos, Diretor da ANTAQ; Tiago Chagas Faierstein, Diretor-Presidente da ANAC; Tasso Mendonça Júnior, Diretor-Geral Substituto da ANM; Alessandro Facure, Diretor-Presidente da ANSN (Eletronuclear); e Wadih Damous, Diretor-Presidente da ANS.
(Com informações do site da Anac)
Fonte: ANPD, em 14.11.2025.