Tese de Danilo Alcantara destaca a importância de usar linguagens acessíveis
para aproximar-se dos participantes
O analista de Previdência Complementar da Funpresp-Exe Danilo Alcantara Santos conquistou o segundo lugar no 9º Prêmio Previc de Monografia, na categoria Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos. “Fico muito feliz com esse reconhecimento, que tem um significado especial para mim por marcar uma etapa importante da minha trajetória profissional. Entrei recentemente na área da Previdência Complementar e participar do Prêmio foi uma oportunidade valiosa para me desafiar e aprofundar meus conhecimentos sobre o tema”, afirma Danilo.
Danilo submeteu sua monografia “Articulação entre Comunicação Integrada, Dialógica e Pública: Estratégias de engajamento em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs)”. A monografia trata da comunicação como instrumento estratégico de engajamento e fortalecimento da relação entre participantes e entidades de previdência, abordando como diferentes práticas e formatos podem contribuir para tornar o diálogo mais transparente, compreensível e próximo das pessoas. Para Danilo, a monografia representa apenas um ponto de partida para desenvolver novas visões e práticas que pretende aplicar no dia a dia da Funpresp. “É um estímulo para seguir contribuindo com iniciativas que reforcem a importância da comunicação como uma ferramenta estratégica de aproximação e engajamento”, enfatiza.
A cerimônia de entrega será realizada no 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), em São Paulo, no dia 23 de outubro, às 17h. Todos os trabalhos vencedores, incluindo as menções honrosas, serão publicados nos sites da Previc e da Abrapp. “Acredito que refletir sobre a comunicação nesse segmento deve ser um exercício constante. Por se tratar de um setor tradicional e técnico, é fundamental que busquemos linguagens e abordagens mais acessíveis, que ajudem a aproximar os participantes e reforcem a confiança no sistema de previdência complementar”, destaca o analista da Funpresp.
De acordo com a Abrapp, a Comissão Julgadora, composta por seis membros, utilizou critérios baseados exclusivamente na relevância do conteúdo, na qualidade técnica e na aplicabilidade das ideias dentro do setor. O 9º Prêmio Previc de Monografia é uma realização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); em parceria com a Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social; e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Autogestão (Anapar). O patrocínio é da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) e da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
Fonte: Funpresp, em 21.10.2025.