A Associação Médica Brasileira (AMB) deu mais um passo decisivo em sua história institucional com a assinatura, nesta segunda-feira (15), da escritura de venda do imóvel, etapa fundamental para a construção de sua nova sede, na capital paulista. O ato consolida juridicamente um projeto estratégico que marca uma nova fase da entidade, voltada à modernização de sua estrutura, ao fortalecimento do associativismo médico e à sustentabilidade financeira. A atual sede da Associação Médica Brasileira está localizada na Rua São Carlos do Pinhal desde 1974, tendo passado por reformas em 1987 e, posteriormente, em 2011.
A formalização da escritura representa o avanço concreto de um planejamento cuidadosamente conduzido ao longo dos últimos anos, aprovado pelas instâncias deliberativas da AMB e alinhado à visão de futuro da entidade.
Para o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, o momento simboliza a materialização de um sonho coletivo. “Este é um grande sonho de todos nós que agora começa a se tornar realidade. Com esse passo dado hoje, consolidamos um longo período de estudos e decisões responsáveis que viabilizam a construção da nova sede e a aquisição de unidades comerciais, fundamentais para a sustentabilidade futura da Associação”, afirmou.
Fazem parte desse grande projeto as empresas Sinco Engenharia, responsável pela execução da obra; TRS Gerenciamento de Obras e Triplo ‘R’ & Kronner Arquitetura, que atuam de forma integrada no desenvolvimento técnico do empreendimento.

Projeto aprovado em assembleias históricas
A assinatura da escritura é consequência direta das decisões tomadas em 7 de fevereiro de 2025, quando o projeto da nova sede foi aprovado durante duas Assembleias Extraordinárias de Delegados e Associados da AMB, com parecer favorável do Conselho Fiscal. A data entrou para a história da entidade ao coroar um processo de planejamento iniciado cerca de um ano antes.
Na ocasião, foram aprovadas três pautas centrais:
- Criação do edifício e da nova sede da AMB;
- Permuta do atual imóvel da sede, localizado na Rua São Carlos do Pinhal, nº 324, no bairro da Bela Vista (SP), em contrapartida ao recebimento de duas lajes corporativas (1º e 2º pavimentos) e uma loja no térreo do novo empreendimento;
- Aquisição, pela AMB, de até 77 unidades autônomas residenciais, destinadas à locação.
Segundo o presidente da AMB, trata-se de uma decisão estratégica, com impacto positivo de longo prazo. “A AMB terá um expressivo ganho patrimonial, sem qualquer prejuízo. O novo edifício contará com mais de 70 apartamentos que serão destinados à geração de receitas, fortalecendo financeiramente a entidade e ampliando nossa capacidade de atuação institucional”, destacou o Dr. César.
Infraestrutura moderna e funcional
Totalmente reformulada, a nova sede da Associação Médica Brasileira contará com 1.684 metros quadrados de área, distribuídos em dois andares corporativos. O 1º andar será destinado às áreas administrativas, diretoria e salas de reunião. O 2º andar abrigará auditório, foyer, salas de reunião e copa, ampliando a capacidade da AMB para eventos, encontros e atividades institucionais.
Os demais pavimentos do edifício contarão com 77 apartamentos/estúdios para locação, modelo que contribui diretamente para a sustentabilidade financeira da entidade. O novo espaço oferecerá um layout moderno, com ambientes compartilhados, redução significativa das despesas de manutenção, instalações atualizadas e infraestrutura adequada às necessidades atuais da AMB. A área útil será 67% maior do que a da sede atual. Clique aqui o vídeo do projeto da nova sede da Associação Médica Brasileira
Visão de futuro e legado institucional
De acordo com o Dr. César Eduardo Fernandes, o projeto resgata um ideal histórico da AMB. “Tivemos a oportunidade de concretizar um projeto idealizado há mais de 40 anos pelo então presidente da AMB, Dr. Nelson Guimarães Proença. Trata-se de um marco que eleva o status patrimonial da Associação a um patamar inédito, baseado em crescimento, modernização e sustentabilidade”, ressaltou. O presidente também destacou que o investimento reflete o compromisso da AMB com seus associados e com a sociedade.
“Essa modernização vai atender melhor nossos associados e a equipe da AMB, fortalecer o associativismo médico e ampliar nossa capacidade de defender o bom exercício da Medicina no país e melhores condições de assistência à população brasileira”, concluiu.
A estimativa é que, entre os trâmites legais e a conclusão das obras, a nova sede da AMB esteja pronta em aproximadamente três anos, consolidando um novo capítulo na história da entidade. Nesse período a AMB está sediada em dois andares no edifício da Associação Paulista de Medicina (APM), na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, região Central da Capital.
LINHA DO TEMPO
Nova sede da Associação Médica Brasileira
1974 – A Associação Médica Brasileira passa a ocupar a sede localizada na Rua São Carlos do Pinhal, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
1987 – Primeira grande reforma do imóvel, acompanhando a expansão das atividades da AMB.
2011 – Última reforma estrutural da atual sede, com adequações pontuais às necessidades da entidade.
2024 – Início dos estudos técnicos, jurídicos e financeiros para viabilizar a construção de uma nova sede, com foco em modernização, sustentabilidade e ganho patrimonial.
7 de fevereiro de 2025 – Realização de duas Assembleias Extraordinárias de Delegados e Associados, que aprovam as deliberações e que recebem parecer favorável do Conselho Fiscal.:
- o projeto da nova sede da AMB;
- a permuta do imóvel atual;
- a aquisição de até 77 unidades residenciais para locação.
2 de junho de 2025 – Assinatura do contrato entre a AMB e a Sinco Engenharia para a construção da nova sede, marcando o início da fase executiva do projeto.
15 de dezembro de 2025 – Assinatura da escritura de venda do imóvel da AMB.
2026 / 2029 (estimativa) – Trâmites legais, execução das obras e entrega da nova sede da Associação Médica Brasileira.
Fonte: AMB, em 15.12.2025.