Documento de 150 páginas é apresentado ao ministro da Justiça, que promete tratar assunto como uma de suas prioridades
O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, recebeu da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um documento com 14 propostas para reduzir o roubo de cargas no estado fluminense. O ministro, em encontro com parlamentares ocorrido na semana passada, prometeu analisar as sugestões e tratar o tema como uma das prioridades de sua pasta.
O aumento da pena para o crime de receptação, o reforço no efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), novas fontes de recursos para as forças de segurança e a criação da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos de Cargas estão entre as medidas sugeridas. O documento de 150 páginas foi elaborado após audiência pública da comissão que discutiu o tema em abril.
Segundo o ministro, o secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, será o responsável por definir se já há medidas que podem ser colocadas em ação. Santos Cruz se reunirá com os parlamentares fluminenses em breve. "O combate ao roubo de cargas no Rio tem toda nossa atenção”, destacou.
A deputada Martha Rocha, presidente da Comissão de Segurança Pública da Alerj, sugeriu também que seja criado um cadastro de policiais civis e militares do Rio de Janeiro que possam atuar na Força Nacional de Segurança. "A ideia é que a União pague o Regime Adicional de Serviço (RAS) desses policiais, que conhecem melhor a realidade do Rio, e não gaste com diárias de agentes de outros estados, como acontece hoje", afirmou a parlamentar.
Fonte: CNSEg, em 22.05.2017.