SEÇÃO BRASILEIRA DA AIDA
GRUPO NACIONAL DE TRABALHO DE TRANSPORTES
ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA
Presentes
Adilson Neri Pereira
Rodrigo Zidan
André Lira
Luís Henrique Soares
Yuri Agamenon
Alexandre S. Lemian
Daniel Nogueira
Danilo Silva Coutinho Lopes
Alexandre Leal Rodrigues
Marcelo Finardi
Simone Menezes
Juliana S. Piolla
Tatiana Leite
Raphael Pister
Sandro M. Aquere
Ausência justificada: Darcio Mota.
1. A FENSEG está preparando um Guia de Boas Práticas na contratação do seguro de Transportes. A GNT de Transportes coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário.
2. Encontra-se em discussão o Projeto de Lei 4860 que se pretende constituir em marco regulatório do transporte de mercadorias. Há informações de que houve pronunciamentos por parte de associações de caminhoneiros, transportadores autônomos, associação de embarcadores, cooperativas de cargas, ANTT, Agristec.
Considerando a relevância do tema a GNT Transporte convocará especialistas que possam expor o tema. Houve a sugestão do nome de Nelson Marquezeli. Projeto se encontra em fase de instauração de audiência pública (requerimento apresentado em 04/09/17).
O interesse do mercado de seguros é manifesto pela existência de capítulo específico sobre a contratação de seguros e definição de responsabilidades.
3. Houve a comunicação de lançamento de revista pela Fox Reguladora de Sinistros.
4. O tema principal da reunião foi muito bem desenvolvido pelo excelente profissional Sandro M. Aquere que apresentou informações sobre o andamento das discussões em torno da regulamentação da atividade das Gerenciadoras de Riscos, assim como uma explanação das dificuldades existentes em relação a esse tema, abordando a questão da tecnologia, da responsabilidade civil, das informações cadastrais.
Houve intenso e produtivo debate a respeito, com a intervenção do Dr. Luis Henrique Soares, representando a AGRISTEC e de membros presentes ao encontro, tratando das gerenciadores sob a ótica de sistemas preventivos, número de caminhões gerenciados por funcionários, pesquisas cadastrais, classificação como empresas ligadas à segurança.
Ao longo do debate, o Sr. Sandro apresentou informações importantes sobre como funciona a Auto Regulação, a necessidade de câmaras especialistas para validação.
Ao final, ajustou-se a posição de propor à Diretoria da AIDA a elaboração de ofício à diretoria da FENSEG requerendo contribuições que possam ser apresentadas à AGRISTEC no sentido de auxiliar os entendimentos quanto à regulação da atividade.
Ajustou-se, ainda, o envio de ofício à AGRISTEC para que os membros dessa associação possam indicar o que esperam do mercado segurador como auxílio às suas discussões em relação à auto-regulamentação.
5. Circulou a informação de que a Delegacia Especializada de Goiânia em furtos de medicamentos e defensivos agrícolas teria estatísticas e orientações específicas sobre o setor. Avaliaremos a possibilidade de contatar o responsável pela delegacia para trocar informações.
Adilson Pereira
Vice-Presidente do GNT – TRANSPORTES
Fonte: AIDA Brasil, em 10.10.2017.