
A Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) já estruturou um planejamento estratégico robusto para 2026, organizado em cinco eixos: fortalecimento legislativo; ampliação da visibilidade pública e institucional das entidades; engajamento federal, regional e municipal; educação previdenciária e financeira no Parlamento e na sociedade; e integração com entidades, participantes, assistidos e associações.
“Essa agenda merece uma atenção absoluta pelo que ela pode oferecer em termos de maior conhecimento da nossa previdência complementar no Parlamento”, declarou o Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva. “É uma agenda contínua, bem composta, que vamos levar adiante”, pontuou.
Para colocar o plano em prática, a agenda conta com uma série de iniciativas ao longo do ano. Entre elas está o lançamento da Agenda Legislativa, no mês de março, e a realização de um Seminário Integrado de Educação Financeira e Previdência Social em conjunto com a Defesa dos Direitos da Mulher, o Instituto Servir Brasil e a Frente do Empreendedorismo.
Estão previstos também eventos institucionais, como exposições institucionais no Congresso Nacional, com destaque para uma focada em educação financeira no corredor Tereza de Benguela, na Câmara dos Deputados, e para o Espaço “Educação Financeira” no Hall das Comissões ou no Espaço Mário Covas. A Frente Parlamentar deve apoiar ainda o lançamento do Dia da Previdência Complementar, a ser comemorado em 16 de abril, conforme o Projeto de Lei nº 3346/2025, do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS).
Os Encontros Regionais terão sequência em 2026, a exemplo do que ocorreu no ano passado no Paraná, São Paulo e em Minas Gerais. Este ano, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul sediarão os encontros, reunindo parlamentares estaduais e federais, entidades e participantes para discutir sobre governança das EFPC e demandas regionais.
Sobre a Frente Parlamentar – Lançada em 26 de agosto de 2025, a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das EFPC é um marco para a previdência complementar em busca de garantir à população brasileira acesso a uma renda qualificada na vida pós-laboral.
Idealizada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) com apoio da Abrapp, a Frente é presidida pelo deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR) e tem como vice-presidente, deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), sendo um fórum suprapartidário dedicado a defender, fortalecer e aprimorar as políticas públicas relacionadas à previdência complementar fechada e às entidades que a administram em todas as esferas da federação.
Após seu lançamento, a Frente realizou diversas reuniões e em encontros em diferentes estados para ampliar o debate sobre o sistema, o que foi noticiado por dezenas de veículos de imprensa de todo o país.
Para facilitar o acompanhamento do trabalho deste importante fórum, foi criada uma página exclusiva com a agenda e as principais notícias sobre a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das EFPC, que será atualizada continuamente. Clique aqui para acessar.
Fonte: Abrapp em Foco, em 21.01.2026