A Conferência está credenciada no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC: QTG, CMN e Susep: 14 pontos - Prep: 3,5 pontos e IBGC: 5 pontos.
James Gunn, diretor-geral de Normas Profissionais da International Federation of Accountants (IFAC) foi o palestrante convidado para a primeira palestra da 6ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon. O evento aconteceu no Theatro Net, em São Paulo.
No início de sua palestra, James Gunn apresentou algumas das principais razões para que o Relatório do Auditor fosse modificado: “Estimular interações e comunicação mais sólidas entre o auditor e a entidade e aperfeiçoar o foco do preparador sobre as principais áreas de risco e divulgações são alguns dos aspectos que motivaram o projeto para um novo modelo de relatório”, explica.
Gunn também abordou características importantes que contemplam o Novo Relatório do Auditor: Opinião do Auditor – requerido a ser apresentado logo no início do relatório; Principais Assuntos de Auditoria – obrigatório para as entidades listadas; Continuidade Operacional – foco adicional; Outras Informações – Esforço de trabalho aperfeiçoado e nova seção; Responsabilidades.
“Agora muito mais engajamento entre o auditor e a administração” e “Nova fonte valiosa de informações complementares” foram alguns dos comentários feitos pelos usuários do Novo Relatório do Auditor, segundo James Gunn, nos países em que o documento já é aplicado.
O novo Relatório do Auditor é uma iniciativa da IFAC e será aplicado, no Brasil, nas auditorias de demonstrações contábeis relativas aos exercícios findos de 31/12/2016, e dentre outras mudanças, deixa mais claro qual o papel do auditor e a responsabilidade da administração da companhia auditada.
Fonte: Ibracon, em 15.06.2016.