Enquanto a plataforma eletrônica para a concessão do Selo de Autorregulação está em fase final de testes, as associadas continuam aumentando as adesões ao Código em Governança de Investimentos. A mais recente adesão, confirmada no último dia 24 de julho, foi da Quanta Previdência, o maior fundo instituído do país. Ainda no mês de julho, outras três entidades haviam aderido ao Código, são elas: HP Prev, Faceal e Fundação Elos.
O primeiro Código de Autorregulação do sistema Abrapp, Sindapp e ICSS foi criado em 2016 e tem como foco a Governança de Investimentos, com o propósito de colaborar para o aperfeiçoamento das práticas relacionadas aos processos de gestão de recursos das entidades. Atualmente, as adesões ao Código já somam 47 associadas. Em 2018, ocorreram diversas adesões como os da Petros, Funcef, Funpresp-Jud, entre outras (leia mais).
“Nosso Código de Autorregulação é um importante instrumento para o aperfeiçoamento do processo decisório de investimentos. É interessante notar que diversas regras definidas pela Resolução CMN 4.661 tomaram as mesmas premissas do Código”, diz Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp. Ele ressalta o forte engajamento das associadas que continuam a aderir em maior número, como é o caso da mais recente, da Quanta Previdência. “A Quanta é um case de sucesso entre os fundos instituídos e pode inspirar muitos outros do segmento a seguir pelo mesmo caminho”, prevê Luís Ricardo.
“Todas as exigências para adesão já são praticadas pela entidade, pois o processo de investimentos é o mais sensível para construir um futuro financeiro adequado para o participante. Aderir ao código é um incentivo a iniciativa e um reforço do compromisso da Quanta com as boas práticas”, diz Denise Maidanchen, Diretora de Desenvolvimento e Investimentos da Quanta.
Confiança - A Fundação Elos é outra entidade que aderiu ao Código no mês de julho. Com avanços importantes no aperfeiçoamento da governança dos investimentos, com as alçadas bem delineadas e observância estrita das normas, a decisão de aderir ao Código foi motivada pela necessidade de transmitir confiança aos participantes. “A intenção é fazer um benchmark com o setor para fortalecer a confiança dos participantes e do patrocinador. O Código de Autorregulação já se tornaram um referencial para a indústria”, explica Rafael Vicchini, Diretor Financeiro da Elos.
“Com a adesão à autorregulação, conseguiremos mostrar com maior facilidade que temos um processo decisório robusto, que existe governança e transparência em nossa gestão de investimentos”, completa Rogério Pazzin, Gerente de Investimentos da Elos. A entidade pretende se inscrever para a obtenção do Selo de Autorregulação. A plataforma eletrônica que permitirá a inscrição e envio de documentos para a obtenção do Selo se encontra em fase de testes.
Fonte: Acontece Abrapp, em 30.07.2018.