Por Alexandre Sammogini
A Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade (CTN) da Abrapp apresentou os resultados do questionário que recolheu informações sobre ações e programas de equidade de gênero e raça entre as entidades fechadas (EFPCs). A apresentação aconteceu no 38° Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, que ocorre entre 4 e 6 de outubro, em São Paulo. Inspirado nos princípios de Empoderamento de Mulheres da ONU, a publicação deve estar pronta daqui a um mês para circular entre as associadas da Abrapp, informa Raquel Castelpoggi, Coordenadora da CTN de Sustentabilidade. Nesta primeira etapa, 27 entidades enviaram informações através do questionário.
A ideia do guia tem ainda como referência o projeto de equidade (PEGR) entre mulheres e homens lançado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres em 2005. A CTN da Abrapp levantou que 40% das entidades que responderam ao questionário participam do PEGR e que 27% pretendem aderir ao programa do governo federal.
Finalidade – “O objetivo do novo guia é incentivar ações e informações que contribuam para reduzir as desigualdades de gênero e de raça em todo o segmento de entidades fechadas”, comenta Raquel, que também é Coordenadora do Fórum de Pró-Equidade de EFPCs. Ela explica que o novo Guia tem a proposta de organizar e catalogar as ações de equidade e diversidade desenvolvidas pelas entidades para posterior difusão do tema para o setor.
“Nosso principal objetivo é dar instrumental para as entidades fortalecerem a diretriz S (Social) das diretrizes de integração das questões ASG corporativas e com isso imprimirem uma marca positiva para seus stakholders”, comenta Raquel.
Fonte: Abrapp Acontece, em 05.10.2017.