Por Bruna Chieco

O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, participou do painel Encontro com Presidentes do Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2025, que teve início nesta segunda-feira, 17 de novembro, com o tema “Equidade Racial e COP30: Compromissos Corporativos para uma Transição Sustentável”. O evento segue até o dia 18 de novembro na Fiesp, em São Paulo.
O painel contou com a presença de autoridades e lideranças empresariais de destaque, incluindo o Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que fez a abertura oficial do evento. Também estiveram presentes o Presidente da Fiesp, Josué Gomes; o Presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Trabuco; o Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; e o Diretor-Geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial Raphael Vicente, além de dirigentes do BNDES, Coca-Cola, Suzano, Fundação Lemann, Mars, Sandoz, Banco do Brasil, Nivea, Sompo, DuPont, Bosch, SAP, Vivo, KPMG, entre outras companhias e instituições.
Sendo um dos momentos mais aguardados do Fórum, o painel discutiu os caminhos e desafios da inclusão racial nas próximas décadas. Em sua fala, Devanir Silva destacou que a agenda de equidade racial tornou-se central nas práticas de ESG no sistema de Previdência Complementar Fechada, conectando-se diretamente com a responsabilidade fiduciária, a sustentabilidade em longo prazo e a confiança dos participantes.
“A liderança das entidades fechadas de previdência complementar é decisiva nessa agenda, primeiro pela responsabilidade fiduciária, uma vez que a equidade racial reduz riscos de reputação e fortalece a perenidade dos planos de previdência”, disse na ocasião.
Devanir abordou a crescente integração da agenda ESG às políticas de investimento e gestão de pessoas, que já está presente no setor, destacando o aumento de compromissos empresariais com diversidade racial que o setor busca através dos investimentos que as entidades fazem nas empresas, além da busca por conselhos de administração mais diversos e qualificados, movimento que é constantemente impulsionado e motivado pela Abrapp.
O Diretor-Presidente da Abrapp apresentou ainda números significativos do setor de previdência complementar, enfatizando que o compromisso principal é social, voltado para o pagamento de benefícios aos participantes. “A Abrapp tem liderado, junto às suas associadas, uma agenda de incentivo às melhores práticas, reconhecendo que os aspectos sociais, ambientais e de governança representam tanto riscos quanto oportunidades de investimentos”, pontuou. Ele destacou que essa visão já está consagrada nas atividades da Associação e faz parte de uma linha de programação intensa, incluindo trilhas de conhecimento da universidade corporativa do setor, a UniAbrapp.
“A Abrapp apoia integralmente o movimento pela equidade racial e estará sempre perfilada às boas práticas para a construção de um país mais justo e inclusivo, um país onde todos também tenham a oportunidade de ter uma previdência complementar, objetivo que se alcança por meio da ressignificação da previdência”, concluiu Devanir.
Ao longo do primeiro dia, o evento também incluiu painéis sobre tendências e desafios globais na agenda ESG e transformação em contratações de fornecedores considerando gênero e raça. No segundo dia, serão apresentados os resultados do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE) 2025. O Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, que celebra os 10 anos da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, conta com apoio institucional da Abrapp.
Fonte: Abrapp em Foco, em 17.11.2025.