
O Diretor Presidente da Abrapp Luís Ricardo Marcondes Martins participou de um café da manhã nesta terça, 19, organizado pela Previpar - Associação dos Fundos de Pensão do Paraná. Estavam presentes dezenas de dirigentes e profissionais das entidades fechadas paranaenses, além da Presidente da Previpar, Cláudia Regina Janesko (que também é Diretora da Abrapp), do Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, do Diretor do Sindapp, Jose Luiz Rauen, do Diretor da Abrapp, Lindolfo Zimmer, da Diretora da UniAbrapp, Cláudia Trindade, entre outros representantes.
A proposta central do café da manhã foi promover a aproximação entre a Abrapp e as associadas da Previpar para realizar um balanço do ano e mostrar perspectivas para 2018. “Na atual gestão da Abrapp, estamos buscando uma aproximação com as associações regionais e não poderíamos deixar de prestigiar o excelente trabalho realizado pela Previpar no Estado do Paraná”, disse Luís Ricardo.
O Diretor Presidente da Abrapp apresentou um balanço dos avanços e desafios enfrentados no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), ressaltando a conquista da aprovação do PGA por Entidade. Disse ainda que outra proposta importante para o fomento do sistema, o CNPJ por Plano, foi apresentada na última reunião do Conselho, com boas perspectivas de aprovação para o início do próximo ano.
Ainda no âmbito do CNPC, explicou os avanços na flexibilização das regras de auditoria para as entidades fechadas, sobretudo para aquelas do grupo ESI - sistemicamente importantes. Luís Ricardo comentou ainda os desafios no relacionamento com a atual direção da Previc e a atuação firme da Abrapp no aperfeiçoamento da governança do sistema.
Além disso, o Diretor Presidente da Abrapp ressaltou os projetos da Conecta Soluções Associativas e anunciou o lançamento do Clube de Vantagens a partir do primeiro trimestre do próximo ano. Explicou também o objetivo da nova modelagem das Comissões Técnicas que terão foco na atuação mais regionalizada a partir do próximo ano.
Calendário nacional - Com o objetivo de buscar a aproximação com a Previpar, a Abrapp traçou seu calendário nacional para o próximo ano de maneira a não coincidir a proximidade de datas com os eventos locais.
A Presidente da Previpar, Cláudia Janesko sinalizou com a perspectiva no futuro próximo de unificar a realização dos principais eventos das associações. “Defendo a unificação dos eventos, até mesmo com o objetivo de redução de custos e eliminação da concorrência”, disse Cláudia. Em 2018, os principais eventos ainda não serão unificados, mas existe a intenção de buscar essa solução para os próximos anos.
A Presidente ressaltou ainda a parceria da Previpar com a UniAbrapp. “Em 2018 estamos trabalhando para trazer para nossa região não só o MBA, mas também as trilhas de conhecimento da UniAbrapp. É uma maneira de unir a força da Previpar com o selo de qualidade da UniAbrapp”, comentou Cláudia Janesko. Ela disse que a abertura de trilhas no Paraná elimina a dificuldade de deslocamento dos dirigentes e profissionais que não conseguem participar com desejada frequência das atividades da UniAbrapp em São Paulo.
Fonte: Abrapp Acontece, em 20.12.2017.