Por Alexandre Sammogini
O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, e o Superintendente-Geral, Eduardo Lamers, participaram do evento de planejamento estratégico da Prevdata, que aconteceu na última sexta-feira (26/09) em formato híbrido, com público presencial no auditório da entidade no Rio de Janeiro. O encontro foi conduzido pelo Presidente Executivo da Prevdata, Carlos de Paula, e contou com a participação do Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena, do Presidente da Anapar, Marcel Barros, e demais membros da diretoria e conselhos da entidade, além de representantes do patrocinador, a Dataprev, e profissionais de consultorias de mercado.
Devanir Silva apresentou as linhas gerais do planejamento estratégico do sistema Abrapp, com o mapa de contexto e os principais desafios na área de comunicação, tecnologia e educação previdenciária, citando também a questão das concorrências transversais. Ele abordou as janelas de oportunidades como a atuação junto ao mercado de trabalho relacionado às plataformas digitais.
Em seguida, apresentou os projetos da Abrapp, que são decorrentes do planejamento estratégico, com projeção para o cenário de 2035. Seguindo a diretriz da Previdência Complementar para Todos e a meta almejada que as reservas do setor superem o PIB do Brasil, o Diretor-Presidente traçou uma perspectiva de forma a consagrar a educação previdenciária para a maior parte da população e que os fundos estejam posicionados nas grandes plataformas tecnológicas.
Ele reforçou a necessidade de fortalecimento do fomento para que uma maior parcela dos brasileiros passe a contar com a cobertura da previdência complementar. “Parabenizamos pelo esforço da direção da Prevdata em fortalecer a visão estratégica da entidade, privilegiando o empreendedorismo e o fomento”, comentou Devanir.
Eduardo Lamers apresentou as conquistas recentes do sistema, passando pela adesão automática, pela opção dos regimes de tributação (Lei 14.803/2024), a flexibilização das regras do PGA, entre outros. Também abordou pontos pendentes que a Abrapp está acompanhando de perto, como as atualizações das Resoluções CNPC nº 30/2018 e do Decreto nº 4942/2003.
Além disso, o Superintendente-Geral da Abrapp falou sobre a agenda positiva do sistema, com a pauta da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Complementar Fechada, o projeto de micro pensões e a iniciativa de um programa de comunicação estratégica para ampliar a divulgação das virtudes e potenciais do setor para a sociedade.
Fonte: Abrapp em Foco, em 29.09.2025.