Por Bruna Chieco

O Superintendente-Geral da Abrapp, Eduardo Lamers, esteve presente em encontro promovido pela Associação dos Fundos de Pensão do Paraná (Previpar), em parceria com Bradesco Asset Management (Bram), sobre “Estratégias de Investimento e Perspectivas para 2026” no dia 16 de outubro, em Curitiba, reunindo economistas, gestores e especialistas do setor de previdência complementar para tratar do tema.
Na ocasião, Lamers participou do painel sobre gestão de riscos, nova regulamentação e pontos de alerta com prestadores de serviços ao lado de Ricardo Mizukawa, Head de Risco e Compliance da Bram. Sua abordagem passou pelas principais alterações da Resolução CVM 175, que trata da constituição, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento, bem como sobre a prestação de serviços para os fundos, e da Resolução CMN nº 5.202, que atualiza as regras de investimento para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs).
Ele alertou sobre as principais alterações das normas e sua aplicabilidade na análise de gestão de riscos a ser realizada pelas entidades para seleção de investimentos e prestadores de serviços de investimentos.
A programação também incluiu apresentações sobre cenário econômico com a economista Fabiana D’Atri; globalização e novos caminhos para investidores institucionais com André Panariello; e política de investimentos para 2026 com Cristiano Picollo e Guilherme Benites. O evento foi aberto por Hemerson Luiz Barbosa, Presidente da Previpar e Diretor de Seguridade da Fundação Copel, e contou ainda com a participação de Isabel Mattos, Head Comercial Atacado da Bram.
Fonte: Abrapp em Foco, em 17.10.2025.