Por Alexandre Sammogini
O Superintendente-Geral da Abrapp, Eduardo Lamers, participou, nesta sexta-feira (17/10), da abertura do evento “Gestão Estratégica nas EFPC: Orçamento, Indicadores, Governança Inteligente e Comunicação – Resolução CNPC nº 32/2019 e Resolução CNPC nº 62/2024”, promovido pela Ancep. Realizado em formato online, a abertura do encontro contou ainda com a presença de Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep, e Alcinei Rodrigues, Diretor de Normas da Previc.
Como palestrantes, estiveram presentes Elizabete Silva, Controller da Fachesf e Presidente do Conselho Deliberativo da Ancep; Magdarlise Germany, Líder de Estratégias e Pesquisas da Mirador; Sérgio Cabral, Gerente de Contabilidade da Funpresp-Jud; e Sérgio Magalhães, Gerente Atuarial da Fachesf.
“Participei hoje de um evento muito produtivo da Ancep, voltado à discussão sobre o orçamento para 2026. A tônica das apresentações esteve voltada para a reflexão sobre o momento atual que vivenciamos e sobre o significado da Resolução CNPC nº 62/2024, especialmente quanto ao avanço que a norma representa para o segmento ao permitir investimentos em fomento, inovação e tecnologia, algo que não tínhamos antes”, afirmou Eduardo Lamers.
Durante sua participação, o Superintendente-Geral da Abrapp relembrou o histórico de elaboração da Resolução CNPC nº 62/2024, fruto de um grupo de trabalho do qual fez parte. Ele também abordou as recentes conquistas do segmento, os avanços trazidos pelas novas normativas, temas como regimes tributários, marcação dos títulos na curva, a Resolução CMN nº 5202/2025, além de desafios ainda pendentes, como a Resolução CNPC nº 30/2018 e o Decreto nº 4.942/2003.
Lamers ainda destacou iniciativas da Abrapp em andamento, como o projeto de micro pensões, a atuação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das EFPC e o novo projeto de comunicação estratégica para posicionar as vocações e potencialidades do sistema para um público mais amplo.
Fonte: Abrapp em Foco, em 17.10.2025.