A Abrapp encomendou ao Instituto Brasileiro de Economia, da FGV, um estudo para medir a influência da tributação ao participante no potencial de crescimento do sistema de fundos de pensão. O estudo deve estar pronto em 90 dias e os resultados serão encaminhados aos ministérios da Fazenda, Previdência e Planejamento, segundo o superintendente da Abrapp, Devanir da Silva.
A partir da fundamentação do estudo do Ibre, a Abrapp pretende lançar a proposta de imposto zero aos participantes. “Seria um incentivo para aumentar a poupança de longo prazo no país”, afirma Devanir.
Ainda de acordo com o superintendente da Abrapp, a entidade também encomendou a uma consultoria inglesa, chamada TNS, uma pesquisa para conhecer quais são os outros fatores que influenciam na formação de poupança previdenciária, além da questão da tributação. A TNS já fez estudo semelhante no Reino Unido, explica Devanir.
Segundo ele, ambos os estudos serão apresentados no Congresso da Abrapp, que este ano será realizado no mês de outubro, em Brasília.
Fonte: Investidor Institucional, em 18.05.2015.