Por Alexandre Sammogini

A Abrapp e a UniAbrapp convidam as associadas a participarem da edição de 2026 do projeto “Poupadores do Futuro”, que será realizada durante a 13ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), de 18 a 24 de maio. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 6 de fevereiro.
Trata-se de uma ação do Ministério da Previdência Social (MPS), realizada em parceria com a Abrapp e a UniAbrapp, com o objetivo de promover educação financeira e previdenciária entre crianças e adolescentes. O programa é voltado a instituições de ensino públicas e privadas, com foco em estimular hábitos saudáveis de consumo, poupança e planejamento financeiro desde cedo.

Para Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp, em um país com baixa cultura previdenciária e de poupança, como o Brasil, é fundamental desenvolver projetos com esse propósito. “A Abrapp está empenhada, juntamente com o MPS e com a UniAbrapp, na realização de um grande trabalho, a exemplo da edição promovida ano passado, que já foi exitosa. Esperamos a adesão de um número ainda maior de entidades que possam fazer parte dessa iniciativa”.
Ele ressalta a importância de levar a mensagem da previdência complementar aos jovens, sendo o “Poupadores do Futuro” um programa de conscientização e inclusão social, o qual as entidades fechadas possuem condições de desenvolver ações significativas. A Abrapp trabalha com a perspectiva de adesão de pelo menos 100 associadas.
“Assumimos o compromisso de buscarmos, através de nossas associadas, as escolas e universidades para programar apresentações sobre a previdência complementar, como uma maneira de ressignificar o setor. É um convite para que as associadas participem e deem sua contribuição para que o sistema cubra um contingente cada vez maior de pessoas”, afirma.

Parceria estratégica – O projeto atende a uma reivindicação antiga do segmento, frequentemente apresentada em diferentes espaços de debate, o que contribui para a participação efetiva das EFPC. Segundo Narlon Gutierre Nogueira, Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar da Secretaria de Regime Próprio e Complementar do MPS (à esq. na foto acima), a parceria com a Abrapp e UniAbrapp tem sido fundamental para ampliar o engajamento de um número maior de entidades fechadas.
“A participação da Abrapp e da UniAbrapp é muito importante, dado o papel de liderança que exercem no segmento, o reconhecimento que possuem entre as EFPC e a estrutura disponibilizada para comunicação e divulgação do projeto. Sem essa parceria, certamente não teríamos alcançado resultados tão positivos, como observado em 2025”.
Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente da UniAbrapp (à dir. na foto acima), comenta que uma das principais frentes do segmento na atualidade é a educação financeira e previdenciária, e as entidades também têm o papel de fomentar essa agenda. O dirigente ressalta que o “Poupadores do Futuro” vem buscando cada vez mais adesões. A nova edição pretende ampliar o alcance do projeto, com a participação de um número maior de EFPC e a inclusão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e de outras entidades.
“Vale destacar que há entidades de pequeno porte com belos trabalhos. Não importa o tamanho da EFPC, porque essa iniciativa busca atingir toda a sociedade. Queremos todas as associadas engajadas. Sabemos que temos sido correspondidos em nossas iniciativas, e essa é uma das mais relevantes. Estamos contribuindo para a melhoria da sociedade e da qualidade de vida, construindo um futuro positivo por meio do conhecimento”.

Edição anterior e novas expectativas – A primeira edição do projeto, realizada durante a 12ª Semana ENEF, entre os dias 12 e 18 de maio de 2025, teve resultados satisfatórios. A iniciativa contou com a participação de 12 EFPC, alcançando mais de 5 mil alunos de 51 instituições de ensino, em 25 cidades, distribuídas por seis estados e pelo Distrito Federal.
Eldimara Custódia Ribeiro Barbosa (à dir. na foto acima), Coordenadora-Geral de Estudos Técnicos do Departamento do Regime de Previdência Complementar do MPS, afirma que as expectativas para 2026 são muito positivas, trazendo o objetivo de consolidar o projeto como uma iniciativa permanente.
“Também buscaremos ampliar o número de alunos e escolas alcançadas, além de aumentar a abrangência geográfica do projeto no território nacional. As experiências vivenciadas na primeira edição vão ser utilizadas como referência para a iniciativa de 2026”.
Elaine Cristina Cavalcanti Sales (à esq. na foto acima), Coordenadora de Educação Financeira e Previdenciária do Departamento do Regime de Previdência Complementar do MPS, ressalta que a interação com os jovens, ao compartilhar a importância da previdência, fortaleceu o senso de propósito das entidades e impulsionou a motivação de suas equipes.
“Isso tem inspirado algumas entidades a ampliarem a atuação nas escolas para além do período de realização do programa. Além disso, o Poupadores do Futuro amplia o reconhecimento das EFPC como agentes comprometidos com a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para tomar decisões financeiras”, completa.
As entidades interessadas em participar da edição de 2026 podem preencher o formulário de inscrição disponível aqui.
Fonte: Abrapp em Foco, em 12.01.2026.