Por Alexandre Sammogini

Promovido pelo Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec), o CORE Summit 2025 será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo, com foco no tema cibersegurança.
Um dos apoiadores institucionais do evento, a Abrapp indicou o Executivo Sênior em Tecnologia da Vivest, Alex Gomes Galho, para representar o segmento no painel “Visão das Entidades Supervisionadas”.
A programação reunirá reguladores, especialistas, pesquisadores e representantes do mercado. A importância da segurança digital para o futuro das entidades fechadas ganhará destaque no encontro, com a participação de autoridades da Previc.
Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc, integrará a mesa de abertura e ressaltou a urgência do tema: “Debater estratégias que garantam a cibersegurança no setor de previdência complementar fechada é um tema atual e urgente”.
Ele destacou que o setor lida com dados sensíveis de mais de 8 milhões de pessoas, o que demanda atenção redobrada. “A proteção contra ataques cibernéticos e vazamentos de dados é um eixo essencial da supervisão, preservando a confiança dos participantes e a estabilidade financeira dos fundos e da economia brasileira, uma vez que o setor responde por cerca de 11% do PIB nacional”.
Além disso, o Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação da Previc, James Taylor, participará do painel “Visão dos Reguladores”, onde apresentará como a autarquia está se estruturando para atuar frente aos riscos cibernéticos.
No último painel do evento, o Diretor de Administração da Previc, Leonardo Zumpichiatti, abordará o futuro da cibersegurança regulada, considerando os desafios e a agenda na visão dos reguladores.
Clique aqui para mais informações.
Fonte: Abrapp em Foco, em 12.09.2025.