Por Alexandre Sammogini

Nesta terça-feira (21/10), foi realizada uma visita técnica imersiva no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em São José dos Campos (SP) com a presença de 22 dirigentes e profissionais de entidades fechadas de previdência complementar (EFPC). A iniciativa foi promovida pelo Comitê de Inovação e Tecnologia da Abrapp (subgrupo inovação), com a organização da Conecta.
Durante a imersão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer startups, universidades e centros de pesquisa que estão moldando novas realidades. O objetivo foi estimular um novo olhar sobre a inovação e sua aplicação no futuro da previdência complementar.
“Tivemos a oportunidade de conhecer de perto os modelos de arquitetura e inovação aberta, além da potencialidade que isso representa para o nosso segmento, especialmente para a Abrapp e para a Conecta. A visita reforça a possibilidade de trazer soluções aplicadas diretamente às EFPC, utilizando a metodologia que eles possuem para fomentar a inovação”, afirmou Lucas Nóbrega, Diretor-Presidente da EnergisaPrev e Diretor da Conecta.
Cleber Nicolav, Diretor-Superintendente da Inovar Previdência, também comentou sobre a importância do encontro: “Pudemos conhecer o ambiente de inovação de vários segmentos, como por exemplo, industrial e financeiro, além de vivenciar de forma profunda como funciona o processo de desenvolvimento de produtos. Obtivemos uma série de aprendizados que pretendemos levar para o nosso segmento, em parceria com a Abrapp e a Conecta”.
Ariane Lessa, Gerente Executiva da OABPrev-RS, destacou que mais do que uma visita técnica, a experiência foi uma verdadeira imersão em novas formas de pensar. “A visita foi muito significativa para as entidades. Nos deparamos com um novo mundo de inovação, ideação e empresas tecnológicas de diversos segmentos, isso trouxe uma inquietação necessária. Talvez mais do que respostas, saímos com questionamentos que tornam possível promover a inovação dentro das entidades”.
Fonte: Abrapp em Foco, em 21.10.2025