Entrevista com Vanessa Dall Inha - Gerente de Relacionamento da Quanta Previdência Unicred
Diário dos Fundos de Pensão - Uma das iniciativas vencedoras do 1º Prêmio Abrapp de Sustentabilidade foi o Projeto Gestão do Planejamento Previdenciário, da Quanta Previdência Unicred. Quais os objetivos ao criá-lo?
Vanessa Dall Inha - O Projeto desenvolvido pela Quanta Previdência Unicred, uma entidade multipatrocinada focada na administração de planos associativos, no modelo contribuição definida, entende que um dos maiores riscos é a frustração das expectativas dos participantes quanto a sua renda futura, uma vez que o esforço de poupar é exclusivo dele.
Neste sentido, o programa premiado da Quanta tem como meta a promoção de medidas educativas e de comunicação, que estimulam o acompanhamento e a revisão periódica das contribuições ao plano, dados cadastrais e projeções futuras de benefício, pelos participantes e pelos instituidores, cumprindo assim a missão de garantir um futuro melhor com o planejamento constante e presente.
Diário - Quais ações estão contempladas neste projeto?
Vanessa - Neste projeto estão contempladas três ações. Uma delas é o que chamamos de “Campanha Nacional de Revisão de Planos”, tendo por objetivo promover em todos os instituidores uma atuação conjunta e direcionada frente aos participantes. Foram desenvolvidos materiais exclusivos como, banners web, flyers, cartazes, vídeo voltado à revisão de planos, entre outros.
Outra é a chamada “Comunicação com participante por meio de e-mail marketing e SMS”. Esta ação tem por finalidade o repasse de informações de maneira clara e assertiva, com dicas, orientações e lembranças das datas importantes de atualização do plano.
Há também a “Célula de consultoria personalizada previdenciária”. Trata-se de um canal interativo, que visa contatar os participantes para estimular a revisão periódica de planos, resultando na gestão do ciclo de vida dos planejamentos previdenciários. Esta célula atuará em contatos telefônicos ativos, que além da revisão, promoverá a ampliação do relacionamento com o participante. As principais vantagens são: cobertura frente a distâncias físicas, flexibilidade, otimização na coleta de informações dos participantes, comodidade e transparência.
Além deste projeto, a entidade possui outras iniciativas de educação financeira e previdenciária, como a ação “Boas-vindas aos Participantes e Assistidos”, o Programa de Educação Financeira e Previdenciária “A Escolha Certa”, promovido em parceria com as demais entidades , entre outras ações em planejamento.
Diário - Quais resultados foram alcançados que evidenciem o sucesso das ações do Projeto Gestão do Planejamento Previdenciário?
Vanessa - Até o momento, a ação implementada no projeto de Gestão do Planejamento Previdenciário foi a Campanha Nacional de Revisão de Planos, que ocorre todo mês de junho e já se encontra em sua segunda edição. O resultado apresentado é expressivo, com um aumento de 400% no número de revisões, se comparado aos demais meses (fora da campanha).
As ações de comunicação com os participantes e a célula de consultoria personalizada possuem início programado, sendo a primeira para dezembro/15 e a segunda para o 1º semestre 2016.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 13.11.2015.