Diário dos Fundos de Pensão - Por sua natureza de longo prazo, o nosso sistema vive da credibilidade que transmite. Em função disso, a valorização da ética tem estado presente em muitas de nossas manifestações recentes. O que o Sindapp espera acrescentar a isso com mais um evento da série de seminários dedicados ao tema ?
Nélia de Campos Pozzi - Esperamos reforçar cada vez mais a ética como valor fundamental em nosso sistema. Como gestores de recursos de terceiros, precisamos não só agir com total transparência e ética, mas também deixar isto claro para todos que se relacionam conosco, sejam eles os participantes, os patrocinadores, os fornecedores e os órgãos regulação e fiscalização. Entendemos que tirar um dia no ano para fazer algumas reflexões sobre o tema, é importante para manter o assunto cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Diário - A Comissão de Ética do Sindapp acaba de ganhar um novo Regimento Interno e o Código uma nova edição atualizada. O que essas duas iniciativas representam ?
Nélia - Precisamos sempre revisitar nossos regimentos, regulamentos, códigos, etc, de forma a mantê-los atualizados e em sintonia com a realidade. Isto mantém a aplicabilidade e o interesse das pessoas envolvidas e isto é fundamental. Não queremos fazer um código para cumprir etapa, mas sim algo que realmente agregue valor para o sistema. Da mesma forma, o regimento deve ser atualizado sempre que houver necessidade, em função da dinâmica da Comissão de Ética. Vivemos num mundo em permanente evolução, que exige respostas rápidas. Daí a importância de manter documentos essenciais sempre atualizados.
Diário - Há muito a ética é apresentada pelo Sindapp como talvez o elemento principal de uma bem sucedida defesa do ato regular de gestão. Onde essa visão ajuda no momento em que o Sindicato se prepara para um renovado esforço de oferta às associadas do seguro D&O?
Nélia - Na nossa visão, a melhor defesa é sempre a prevenção. O ato regular de gestão, além de ser uma obrigação do gestor, permite que seja feita uma defesa baseada em princípios éticos, regulamentares, estatutários e legais. Isto dá credibilidade e confiança ao sistema. O seguro D&O reforça este conceito, na medida em que cobre os custos de defesa do ato regular. Pretendemos fazer um trabalho de conscientização da importância do gestor contar com este seguro que o protege nos casos em que ele precisa se defender. A apólice oferecida pelo Sindapp foi definida com muito critério, observando rigorosamente a legislação aplicável. Isto dá maior segurança na contratação.
Diário - O Sindicato viu crescer fortemente a sua base de associadas nos últimos dois anos, sinal de que a sua atuação vem sendo vista como bem sucedida. Este êxito a satisfaz ou sente que o Sindapp ainda está devendo algo ?
Nélia - Estamos muito satisfeitos com os resultados dos últimos anos, quando vimos um crescimento expressivo no número de associadas. Isto nos dá um sinal de que estamos no caminho certo, entretanto, não significa que nos damos por satisfeitos. O conceito é bem diferente. Entendemos que ainda há um bom caminho a ser percorrido, quando comparamos o número de associadas da Abrapp e do Sindapp, por exemplo. Nosso objetivo é conquistar cada vez mais associadas, através do reconhecimento da importância do Sindapp dentro do sistema. Precisamos reforçar a divulgação do nosso trabalho e dos nossos resultados e, principalmente, deixar claro que Abrapp e Sindapp são instituições distintas, com papéis diferentes, mas complementares. Já criamos nossa identidade visual, com nova logo e a cor verde predominando em nossas publicações. Criamos, também, nossa página e um periódico, como forma de reforçar nosso papel institucional, mas não vamos parar por aí. Este é um processo contínuo, e isto nos motiva a ir mais longe.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 16.09.2015.