Por Bruna Chieco

A Insight Session 4 do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) trouxe como tema “Autonomia financeira pelas lentes do digital”, abordando como o conteúdo nas redes sociais pode empoderar pessoas, formar comunidades e ampliar o acesso à educação financeira com linguagem simples e engajadora. A apresentação foi conduzida por Thiago Godoy, Educador Financeiro e Influencer em Finanças e Comportamento.
“Vivemos em um mundo da comunicação mais do que há 20 anos e, no futuro, ele será ainda mais. Então, a internet hoje não é algo importante e sim essencial”, disse o palestrante. Ele ressaltou que não adianta apenas ser bom no que faz, mas é preciso ser conhecido. “O trabalho de vocês pode ser maravilhoso, mas se não tiverem um posicionamento digital forte, não vão conseguir ampliar isso. Vocês podem ter muito diferencial no produto, mas não vão alavancar o negócio se não forem grandes na internet”.
Outro ponto destacado foi que, antes da comunicação, é preciso posicionamento. Não adianta falar sobre algo que não tenha conexão com você mesmo. “Eu tenho valores, tenho minha família. Não dá para ser apenas institucional, as pessoas não querem tanto isso. Elas querem saber um pouco da vida real, saber o que eu faço”.
Também é importante ter coerência com o que fala, os seguidores esperam isso, pontuou. Como exemplo, ele citou que faz bastante conteúdo reagindo a informações falsas ou exageradas.
Godoy ressalta que na educação financeira, o mais importante para trazer conhecimento não é ensinar técnica, é ensinar comportamento. “O autocontrole é muito importante, por exemplo. Então, a gente está investindo bastante em como ensinar isso, trazendo o autocontrole como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal. Isso levará a pessoa a tomar decisões melhores”.
Segundo ele, quando uma pessoa toma uma decisão financeira, seja ela certa ou errada, essa decisão é apenas a “ponta do iceberg”. Embaixo disso existe sempre um comportamento. “A questão principal da mudança está nas crenças que adquirimos ao longo da nossa vida e que se transformam em comportamentos. Muito do trabalho financeiro e educacional que fazemos é mexer nisso. Para mudar o comportamento é preciso olhar para o autoconhecimento”.
Thiago Godoy também ressaltou que a previdência não é um produto, e sim um símbolo de cuidado com o futuro. “Hoje, falamos na educação financeira, como o nosso trabalho de ensinar o autocuidado, acolher as pessoas. Não estamos aqui apenas para educá-las sobre um produto, isso é a última coisa. A saúde financeira, o bem-estar financeiro, tem muito mais relação com o ato de cuidar das pessoas”.
O educador afirmou ainda que a previdência vende paz e nada realizado no curto prazo gera resultados. “Tudo que vale a pena é construído no longo prazo. A relação amorosa que você tem, a sua carreira, tudo isso quando construído com paciência se torna algo sólido. A mesma coisa acontece com a vida financeira: ela precisa ser pensada no longo prazo”.
Outro ponto abordado foi a importância de ajudar as pessoas a acharem um propósito. “Quando ela tem clareza sobre isso, ninguém segura ela, porque isso é motivação. Tomar atitude só acontece quando você descobre o motivo para agir assim”, concluiu.
Logo após a palestra, Thiago Godoy realizou o lançamento do seu livro “Dinheiro em família: 21 passos para transformar suas finanças e viver em paz com quem você ama”, no espaço de relacionamentos. A obra, que trata sobre finanças familiares, teve 400 exemplares distribuídos pela Abrapp na ocasião.
O 46º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: ASA, Evertec, Itajubá Investimentos. Patrocínio Ouro: Aditus Consultoria Financeira, Aon Consultoria, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset, Galapagos Capital, Itaú, MAG Seguros, Mirae Asset, Principal Asset Management, REV Corretora, Safra, Santander Asset Management, SulAmérica Investimentos, XP Investimentos. Patrocínio Prata: Caixa Asset, Inter, MarketAxess, PFM Consultoria e Sistemas, Porto Asset, Trígono Capital, Vinci Compass. Patrocínio Bronze: Anbima, Az Quest, Consepro AI, Constância Investimentos, Fin4She, FRAM Capital, HMC Capital, Icatu Vanguarda, IIA Brasil, Investira, MAF Consultoria e Treinamento, MAPFRE Investimentos, Mirador Atuarial, Multifonds, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital, PORTO REAL, PRI, PRP Soluções, Real Investor, RJI Investimentos, TAG Investimentos, Tivio Capital, Vila Velha Corretora de Seguros, WEDAN Consultoria. Parceiro de Mídia: Gazeta Mercantil. Apoio Promocional: ABIPEM, Abrasca, ABRH, ABVCAP, ANABB, ANCEP, ANFIP Nacional, APIMEC Brasil, ASCPrev, B3, CRA-SP, FACPCS, FEBRABAN, FIAP, FIPECAFI, IBA, IBGE, Ibracon, PLANEJAR, Previpar, Tchê Previdência, UNIDAS.
Fonte: Abrapp em Foco, em 23.10.2025