
A Abrapp em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul (OAB/RS), lançará oficialmente, durante o 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), a coletânea de artigos “Previdência Complementar: O Papel Transformador na Inclusão e Proteção Social – Tendências, Desafios e Oportunidades”. O evento contará com sessão de autógrafos no dia 22 de outubro, às 17h, no estande Institucional da Abrapp.
Organizada por Eduardo Lamers, Superintendente Geral da Abrapp, e Germana Vogt, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Previdência Complementar da OAB/RS, a obra reúne especialistas do sistema, promovendo uma reflexão profunda sobre o papel social, econômico e jurídico da previdência complementar fechada no Brasil.
Com prefácio de Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp, a coletânea é uma contribuição relevante para o aprimoramento institucional do setor, dialogando com os pilares de governança, integridade, sustentabilidade, inovação e proteção do participante. Segundo a introdução da obra, os textos foram concebidos para oferecer uma análise técnica e propositiva, voltada à eficiência operacional.
Os temas abordados percorrem assuntos centrais para o futuro do sistema, como:
- Agenda ESG e sustentabilidade, reforçando o papel social das EFPCs;
- Segmentação regulatória e supervisão baseada em riscos;
- Governança assistida por inteligência artificial e inovação tecnológica;
- Simplificação regulatória e compliance;
- Desafios jurídicos e tributários, incluindo o Tema 1224 do STJ e os efeitos da reforma tributária;
- Gestão do risco de frustração de expectativas de benefícios;
- E a função social da previdência complementar como instrumento de inclusão e proteção social.
O projeto é apoiado institucionalmente pela Abrapp, pela OAB/RS, pela Comissão Especial de Seguros e Previdência Complementar da OAB/RS, que reforçam a convergência de esforços em prol da educação previdenciária, do fortalecimento da governança e da promoção de uma cultura previdenciária sólida e inclusiva.
Mais do que uma coletânea técnica, a obra é um convite à ação – um chamado à reflexão e à inovação, reafirmando o compromisso coletivo com o fortalecimento da previdência complementar fechada como pilar essencial de proteção social e desenvolvimento sustentável do Brasil.
Fonte: Abrapp em Foco, em 09.10.2025.