O Espaço UniAbrapp vem atraindo um público cada vez maior nas últimas edições do Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada. Na 39ª edição, que acontecerá de 10 a 12 de setembro em Florianópolis (SC), é esperado um novo recorde de público, superando as mais de 2 mil pessoas que participaram das palestras neste espaço no ano passado (foto acima). Além das 15 palestras-relâmpago, a UniAbrapp está inovando ao programar a apresentação de três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da 1ª turma de MBA em Gestão de Previdência Complementar.
“O interesse na participação do público nas palestras do Espaço UniAbrapp no Congresso vem crescendo fortemente nos últimos anos. Em 2018, não será diferente”, diz Luiz Paulo Brasizza, Diretor Presidente da UniAbrapp e Coordenador Geral do 39º CPCF. Em 2016, na 37ª edição do Congresso, foram realizadas 13 palestras para um auditório com capacidade para 70 pessoas sentadas. No ano seguinte, foram 15 palestras em um espaço até 90 pessoas.
Neste ano, em Florianópolis, serão 18 palestras no total (contando com os TCCs) para um auditório com capacidade para até 130 pessoas sentadas. Além da acomodação em cadeiras, o público pode acompanhar as palestras do telão externo, com fones de ouvido. As apresentações são curtas, com até 20 minutos de duração, por isso, levam o nome de palestras-relâmpago. “Os especialistas realizam apresentações rápidas e dinâmicas, de forma bastante direta e técnica”, explica Brasizza. Ele comenta ainda que as palestras servem como uma prévia dos cursos e treinamentos oferecidos pela UniAbrapp ao longo do ano.
Trabalhos dos MBAs – Com a conclusão do curso da 1ª turma de MBA em Gestão de Previdência Complementar, que foi realizada em São Paulo, a UniAbrapp decidiu contemplar os melhores trabalhos dos alunos. Para isso, selecionou três TCCs para apresentá-los no 39º Congresso (confira lista abaixo). “O objetivo de abrir espaço para os trabalhos dos alunos do MBA é o incentivo à produção de conhecimento em nossa área de Previdência Fechada”, diz o Diretor Presidente da UniAbrapp.
Além dos trabalhos do MBA, o Espaço UniAbrapp apresenta uma ampla programação com a participação de seus especialistas, nas áreas de investimentos, atuária, tecnologia, contabilidade, jurídico, governança, entre outras. Uma das novidades é a palestra sobre a Resolução CMN 4.661: Principais Mudanças para a Aplicação dos Recursos das EFPC, com a especialista Arlete Nesse. Esta trilha começou a ser oferecida no mês de agosto pela UniAbrapp e vem atraindo o interesse de muitos profissionais.
TCCs programados no Espaço UniAbrapp – 39º CPCF
- "Transformação de um Plano de Benefício Definido para Contribuição Definida". (Autora: Mariana Favoreto Thiele*)
- "A Educação Financeira como instrumento de preservação da Reserva de Benefício concedido e a conceder em planos de Previdência". (Autora: Michele da Silva Assunção*)
- "Uma Análise de Despesas e dos Atrativos de EFPC Vinculadas a Bancos e Seguradoras". (Autor: Moisés Muniz*).
*Formandos da 1ª Turma MBA em Gestão de Previdência Complementar - UniAbrapp
Acesse aqui a programação completa do 39º CPCF.
Fonte: Acontece Abrapp, em 23.08.2018.