O sistema brasileiro de previdência complementar fechada está entre os 10 maiores do Mundo, mas os seus congressos anuais, uma tradição de quase quatro décadas, são com certeza os que reúnem maior público internacionalmente. Embora possa ser uma afirmação um tanto subjetiva, há uma forte convicção de que se destaca também em densidade de conteúdo e, por isso mesmo, funcione como um poderoso palco a projetar o pensamento e as estratégias para um tempo de muitos desafios. Para quem sabe que precisa se fazer presente em um momento desses, é importante ser informado que se encerrará no próximo dia 15 o prazo para inscrições, com desconto de 13%, no 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, a realizar-se de 4 a 6 de outubro, em São Paulo.
Nas mensagens que vêm enviando às associadas, a Abrapp destaca vivermos em um momento realmente histórico e singular, por todos os seus componentes de instabilidade e incerteza, e marcado, também, pela convicção de que o tempo do Estado provedor ficou no passado.
A maior consciência da sociedade, motivada pelas discussões de reformas, faz surgir uma nova visão de futuro, acompanhada da compreensão de que a formação de poupança previdenciária capitalizada não só constitui mecanismo de proteção ao trabalhador – independente da forma como se insere no mercado de trabalho – como também, devidamente investida ao longo do tempo, oferece à economia as possibilidades de investimentos que o País tanto carece.
Neste contexto, em sua 38ª edição, faz-se uma proposta diferente: levar a previdência complementar fechada a novas fronteiras. Por essa razão, nas plenárias do evento será priorizada a discussão de respostas e propostas para um novo tempo. E, nas apresentações técnicas, o importante será criar um ambiente para troca de experiências práticas e debate de temas relacionados ao dia a dia das entidades.
O amanhã, da forma como o vemos, é o tempo do protagonismo e nele há lugar para uma previdência complementar fechada de credibilidade reconhecida, inovadora e para todos.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 04.08.2017.