Por Jorge Wahl
Em 2012 apenas 30% dos participantes da Fundação Copel de Previdência e Assistência contribuiam para o plano com o teto de 4% do salário, preferindo verter o piso de 2%. Passados apenas três anos, esse percentual subiu agora para 62%. E não foi só isso, explica o Gerente de Benefícios da entidade, Glewerson Caron. Nesse mesmo período dobraram as contribuições extraordinárias, tanto em número de pessoas quanto em volume de recursos. Como isso foi possível estará sendo explicado em uma apresentação no Estande da Abrapp-ICSS-Sindapp-UniAbrapp no 36º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, onde a exemplo deste estarão sendo expostos outros quatro cases vividos por associadas.
“E o objetivo é atingirmos ao final deste ano 70%”, acrescenta Caron, que para chegar lá conta não apenas com o intenso programa de educação previdenciária que vem sendo desenvolvido pela Fundação Copel desde 2012, mas também com uma ferramenta que só chegou agora em 2015, o chamado “Tabuleiro Previdenciário”. Nele, que no original tem 16 metros quadrados, as pessoas tomam o lugar das peças do jogo de xadrez e se movimentam conforme as opções que fazem, em meio a uma simulação dos diferentes momentos da vida. No estande, no 36º Congresso, será utilizado um tabuleiro menor, ainda assim de 4 metros quadrados.
O importante é que, tanto na versão maior quanto na menor do tabuleiro, está presente a mesma ideia de envolver o público, fazendo-o “jogar” no lugar de apenas assistir, observa Caron. Algo que fez diferença no programa de educação previdenciária da Fundação Copel, onde cedo se percebeu que simples palestras não tinham o mesmo poder de persuassão de outros formatos mais dinâmicos e envolventes, que despertam o participante e acabam provocando uma efetiva mudança de pensamento e atitude. “No tabuleiro, é como se as pessoas se vissem com 50 anos e lamentando não terem contribuído mais para o plano enquanto havia tempo para isso”, sintetiza Caron.
Na verdade, essa mesma proposta está de algum modo presente em todas as apresentações de cases no Espaço Boas Práticas, o ambiente criado este ano no estande institucional da Abrapp-ICSS-Sindapp-UniAbrapp exatamente para sediar exposições mais informais e que buscam uma participação mais ativa do público ali reunido. O dinamismo e o maior envolvimento da platéia serão as marcas de cada apresentação prevista no programa, onde estão agendadas: Odeprev / “Aplicativo Móvel” (dias 7 e 8, às 11 horas), com o uso de app para obter uma maior interação com o participante; Postalis / “Painel de Controle do Participante” (dias 7 e 8, às 13 horas),revelando uma ferramenta inédita de autoatendimento, onde o participante, de forma gráfica, acompanha os resultados do seu plano, define metas, verifica o atingimento de carências, calibra suas contribuições e muito mais; OABPrev-RS / “O Futuro é Hoje” (dia 9, às 10h 30), jogo de tabuleiro apresentando histórico, estrutura, organização e principais realizações do OABPrev-RS; Prevhab / “Modelagem de Plano de Benefício” (dia 9, às 12h 30), jogo de tabuleiro expondo a nova modelagem de Plano de Benefícios desenvolvida pela PREVHAB.
A apresentação da Fundação Copel vai acontecer nos dias 7 e 8, às 14h 30.
Maior e mais bem localizado - Mas há mais. O estande institucional é o que o seu nome indica, um espaço para as instituições e as associadas que formam o sistema fechado de previdência complementar e que este ano será não apenas maior, totalizando 80 metros quadrados, como terá uma localização ainda mais fácil, na entrada da área de estandes do 36º Congresso.
O estande vai abrigar material de comunicação das associadas e de divulgação de produtos e serviços da Abrapp - ICSS - Sindapp - UniAbrapp, além da Previc e SPPC, contando com atendentes para oferecer todos os esclarecimentos.
Uma oportunidade e tanto para buscar mais informações sobre o processo de certificação e recertificação e o funcionamento do PEC - Programa de Educação Continuada, aproveitando o atendimento que o ICSS estará disponibilizando no estande.
Da mesma forma, especialistas do Sindapp estarão mostrando o que muda para melhor no D&O, um seguro de responsabilidade civil coletivo oferecido pelo Sindicato para cobertura das despesas com o custeio da defesa do ato regular de gestão de atuais e ex-dirigentes nas esferas administrativa e jurídica. O momento é especial uma vez que está assumindo uma nova corretora, a APOENA - Soluções em Seguros.
O Sindapp ainda estará distribuindo gratuitamente para os congressistas a 4ª edição do “Manual de Práticas e Recomendações aos Dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, lançado em 2014, e que traz princípios, regras e praticas de governança, conforme previsto na Resolução CGPC nº 13/2004.
Fonte: Abrapp, em 30.09.2015.