O Estande Institucional da Abrapp/ICSS/Sindapp vai ocupar, pode-se dizer, um lugar central no 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, a realizar-se de 12 a 14 de novembro, em São Paulo. Essa centralidade será não apenas geográfica, uma vez que vai ocupar o centro da área de estandes, como vai ajudar a trazer muito conteúdo prático e doutrinário ao nosso maior evento. É que será palco de nada menos de 12 lançamentos, entre livros, guias e manuais, espelhando a contribuição de seus autores e das comissões técnicas nacionais da Abrapp.
Das 12 publicações que serão lançadas, metade são livros e o restante guias e manuais, compreendendo uma variedade de temas que inclui assuntos jurídicos, sustentabilidade, relacionamento com os participantes, educação, governança e contabilidade. Seus autores estarão recebendo o público no estande em dia e hora marcadas.
No próprio dia 12, de abertura do 35º Congresso, às 11h 30, estará sendo lançado o livro “Adeus, Aposentadoria ! Como Garantir seu Futuro sem Depender dos Outros”, de autoria de um dos mais conhecidos educadores financeiros da atualidade, Gustavo Cerbasi, que inclusive um pouco antes, às 10 horas, irá apresentar a Palestra Magna inaugural do evento. Na obra, Cerbasi proporá novos caminhos em termos de preparação para a aposentadoria, uma vez que as escolhas atuais parecem conduzir a uma frustração das expectativas. Hoje, diz, “após a aposentadoria, reduzimos nossa liberdade de escolhas, nossos gastos tendem a aumentar e há pouco a fazer além de aceitar administrar as limitações financeiras”.
No mesmo dia 12, às 19 horas, o estande será palco do lançamento do livro “Fundos de Pensão e Abrapp: História de Lutas e Vitórias, a Construção da Previdência Complementar no Brasil”, cujo autor é Devanir Silva. Em sua obra, faz uma espécie de balanço da trajetória dos fundos de pensão ao longo dessas três décadas e meia. Trata-se, enfim, de um depoimento pessoal, de um rico e saboroso relato da evolução observada nesse período, tudo isso construído a partir da experiência de quem vem participando desta caminhada.
Agenda de lançamentos - A agenda de lançamentos já está toda definida para os três dias: “Atividade-Meio das EFPCs no Brasil e o Direito ao Desenvolvimento: Um Estudo dos Investimentos em Fundos de Capital Produtivo” (dia 12, às 13 horas), de Luís Gustavo Frantz; “Guia para Modelagem dos Programas de Educação Financeira e Previdenciária” (dia 12, às 14h 30) da Comissão Técnica Nacional de Educação; “Manual de Governança em Segurança da Informação” (dia 12, às 16 horas) da Comissão Técnica Nacional de Governança; “Manual de Práticas e Recomendações aos Dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, em sua 4ª edição (dia 13, às 11 horas), de Aparecida Pagliarini; “Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade para EFPC” e “Paper Revisão dos Princípios Básicos de Responsabilidade Social Abrapp/Ethos” (dia 13, às 12 h 30) da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade; “Curso de Previdência Complementar” (dia 13, às 14h 30), de Wladimir Novaes Martinez e outros; “Como Pensar, Criar e Aprimorar uma Área de Relacionamento (dia 13, às 15h 30), da Comissão Técnica Nacional de Relacionamento com o Participante; “Guia de Cálculo de Cotas” (dia 13, às 16h 30) da Comissão Técnica Nacional de Contabilidade; “+ 55 - Plano de Felicidade” (dia 13, às 17h 30), de Paulo Tolentino; e “Regulação dos Investimentos de Fundos de Pensão - Comentários à Resolução CMN nº 3.792/2009” (dia 14, às 11h), de Emmanuel Vilanova e Guilherme Perocco.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 22.10.2014.