Com os contabilistas atuando em um universo muito mais complexo e exigente do que já foi no passado, a ANCEP sente estar fazendo o melhor ao oferecer um evento que prepara ainda mais os nossos profissionais para dar aos crescentes desafios as respostas que permitam superá-los. É o que vai acontecer com o seminário Gestão de Riscos Estratégicos e Operacionais, que será realizado no dia 3 de agosto, em Porto Alegre, em parceria com a Mirador Atuarial.
O seminário vai tratar de um tema que nunca foi considerado tão prioritário quanto hoje, depois que os sucessivos cortes da Selic obrigaram cada vez mais os fundos de pensar a investir com maior dose de risco para conseguir acompanhar a meta atuarial. Trata-se, portanto, de um assunto sobre o qual é preciso com urgência se saber mais, aprendendo com os especialistas que a nossa Associação está colocando à disposição em um seminário dos mais oportunos.
Tendo como expositores dois dos profissionais mais experientes e conhecedores do assunto nos quadros da Mirador Atuarial, Magdarlise Germany e Luiz Eduardo Mota, a ideia é apresentar os principais conceitos e questões relevantes para o gerenciamento de riscos estratégicos e operacionais, enfatizando formas práticas de medição e gerenciamento, enfatizando aspectos relevantes de serem acompanhados e gerenciados pela governança, gerentes e técnicos das EFPCs. O treinamento aborda os conceitos, boas práticas e aspectos relevantes na medição e gestão de Riscos.
Para Magdarlise, “num mundo corporativo com excesso de informações é importante saber quais devem ser relevantes para a tomada de decisão. Com esta diretriz o curso aborda a necessidade de identificar, medir e tomar decisões referentes a tolerância aos riscos mais relevantes de uma entidade, proporcionando um melhor padrão de governança e uma gestão mais eficaz dos processos operacionais”.
Fonte: ANCEP Notícias, em 25.07.2018.