Por Bruna Chieco
A Fundação Itaú Unibanco e o Funbep promoveram, no dia 10 de dezembro, o 29º Encontro de Governança, que contou com a participação de Eduardo Lamers, Superintendente-Geral da Abrapp, como um dos palestrantes, representando o Diretor-Presidente da associação, Devanir Silva.
O evento, que ocorreu em formato híbrido, reuniu aproximadamente 100 participantes, incluindo conselheiros deliberativos e fiscais, diretores e membros de comitês das entidades. Na ocasião, Lamers apresentou as tendências e inovações na previdência complementar, compartilhando os eixos estratégicos do Planejamento 2025-2027 da Abrapp. O Diretor de Normas da Previc, Alcinei Cardoso Rodrigues, também palestrou sobre cenário regulatório e governança como pilar da sustentabilidade no setor.
Na ocasião, Lamers posicionou a previdência complementar fechada como “poupança da esperança”, sendo inclusiva, sustentável e essencial para o desenvolvimento do Brasil e destacou as principais conquistas recentes do setor: a implementação do Plano de Gestão Administrativa compartilhado para otimizar recursos e reduzir custos; Reforma Tributária; inscrição automática; marcação de títulos na curva, e a consolidação e organização das normas aplicáveis às EFPC. Ele pontuou, contudo, que ainda existem desafios regulatórios, como a atualização do Decreto nº 4942/2003; a revisão da Resolução CNPC nº 30/2018; e inclusão de regras para aquisição de imóveis na Resolução nº CMN 5.202.
Em seguida, ele apresentou a estrutura do Planejamento Estratégico 2025-2027 da Abrapp, que tem como objetivos ressignificar a previdência; promover educação financeira e previdenciária para todas as gerações; desenvolver modelos ágeis, digitais e sustentáveis; fortalecer lideranças e governança ambidestra; ativar ecossistema político e social; e construir nova narrativa pública do setor.
Fonte: Abrapp em Foco, em 10.12.2025.