A governança nas entidades fechadas foi um dos temas abordados no 20º Fórum de Investimentos, evento organizado pela LUZ Soluções Financeiras. Realizado nesta quinta, 24, em São Paulo, o encontro dedicou um painel para a governança e contou com a apresentação da representantes da Petros e Funcef.
“Apresentamos os avanços na governança da Petros, em relação aos órgãos estatutários, como a reformulação do regimento da diretoria, a elaboração de um manual de competências e alçadas e a implantação do programa de integridade”, disse Sandra Regina de Oliveira, Gerente Executiva de Riscos, Controles e Conformidade da Petros, que realizou apresentação no evento. A profissional explicou que o programa de integridade envolve a participação de todas as áreas da entidade e prevê a utilização de código de condutas, medidas disciplinares, manual de conflitos de interesses entre outros instrumentos de governança.
O Diretor de Investimentos da Funcef, Paulo Cesar Werneck, foi o outro palestrante do painel e falou do alinhamento da estrutura de governança da entidade com a sua missão principal. “O mais importante é alinhar nossa governança com o risco adequado dos investimentos de forma a cumprir os compromissos com pagamentos de benefícios”, disse Werneck.
O Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, esteve presente ao evento para representar a entidade. Pela Previc, participou Lucio Rodrigues Capelletto, Coordenador Geral de Inteligência e Riscos da autarquia. O fórum contou com palestras e debates sobre cenários do mercado financeiro, alternativas de investimentos e análise atuarial para entidades fechadas.
Fonte: Acontece Abrapp, em 25.05.2018.