Por Alexandre Sammogini

Com o tema “Previdência complementar em transformação: convergência, governança e sustentabilidade”, o 14º Congresso Nacional da Ancep (Conancep) será realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro celebra os 40 anos da Ancep, reconhecendo sua trajetória e os profissionais que fizeram parte dessa história.
O objetivo do evento é promover intercâmbio de ideias e experiências entre profissionais, além de estimular a atualização técnica frente às mudanças normativas e à complexidade do ambiente regulatório. Também tem como finalidade valorizar o papel do profissional contábil como agente estratégico na governança das entidades.
Pela Abrapp, estão confirmadas as participações do Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, e do Superintendente Geral da Abrapp, Eduardo Lamers. Devanir participará da sessão de abertura, enquanto Eduardo Lamers atuará como moderador da plenária 7 “Aspectos Jurídicos e Tributários Relevantes para a Governança das EFPC”.
A programação contará com 8 plenárias. A plenária 1 abordará a Resolução CNPC nº 62/2024, já a plenária 2 falará sobre ESG e a sustentabilidade contábil e financeira das EFPC. A plenária 3 tratará das transformações na contabilidade e na governança das entidades.
Na plenária 4, estarão em pauta os riscos inerentes às atividades das EFPC e seus controles internos, enquanto a plenária 5 discutirá os avanços da inteligência artificial e da tecnologia nas entidades. Por sua vez, a plenária 6 analisará a Resolução CNPC nº 61/2024 e as Resoluções CMN nº 4.994/2022 e nº 5.202/2025.
A plenária 7 colocará em debate os aspectos jurídicos e tributários relevantes para a governança das EFPC. Encerrando a programação, a plenária 8 destacará o papel do atuário na promoção da sustentabilidade do segmento de previdência complementar.
Sobre o evento – O Conancep é um evento técnico da área contábil e de gestão das EFPC que reúne especialistas, autoridades, gestores e profissionais de todo o país para refletir sobre os desafios e soluções do setor. O encontro propõe uma discussão sobre o papel da contabilidade, da governança e da integração institucional para garantir a solidez e a confiança do sistema.
Clique aqui para mais informações.
Fonte: Abrapp em Foco, em 15.09.2025.