O 12º Congresso Brasileiro de Atuária (CBA), que foi iniciado nesta quarta, 5 de setembro, no Rio de Janeiro, traz como tema principal “O Atuário frente à Era do Compartilhamento Sob a Ótica dos Órgãos Reguladores”. Na primeira plenária do evento, que é organizado pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), o diretor de Supervisão de Conduta da Susep, Carlos Alberto de Paula, abordou os desafios que o Brasil tem diante da necessidade de se reposicionar considerando as mudanças nos indicadores sociais, como a queda de natalidade e o envelhecimento da população.
Na sequência, o diretor de Orientação Técnica e Normas da Previc, Christian Aggensteiner Catunda, explicou ao público como o órgão vem atuando. Ele apresentou temas como mudanças na regulação, alteração na conjuntura de ativos e passivos, melhorias nos métodos de supervisão e o resultado dessas melhorias no trabalho do atuário. A plenária contou com mediação da Presidente do IBA, Luciana Bastos.
Durante a tarde, o evento promoveu o painel “Transferência de Riscos das EFPCs para Seguradores”, ministrado por Antônio Fernando Gazzoni, membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e por Sérgio Rangel Guimarães, professor da UFRGS. Gazzoni trouxe dados sobre seguros privados de outros países e destacou o panorama brasileiro de contratação de seguros e planos de previdência diante do aumento de expectativa de vida e mudanças socioeconômicas. O Congresso continua nesta quinta, 6 de setembro, com plenárias e palestras sobre Disruptura, Inteligência Artificial, entre outros temas.
Presença da Abrapp - Apoiadora institucional do evento, a Abrapp foi representada pelo Diretor Presidente Luís Ricardo Marcondes Martins. “É um evento importante que discute os desafios atuais dos atuários frente à era do compartilhamento de produtos e serviços. A Abrapp mantém um vínculo próximo com este segmento tão importante para a Previdência Complementar Fechada”, disse. Luís Ricardo concedeu entrevista publicada no portal do IBA, no qual elogia a realização do Congresso do IBA e, além disso, ressalta a coincidência da abordagem de temas sobre a Disruptura e Tecnologia no 39º Congresso Brasileiro de Previdência Complementar Fechada (clique aqui para assistir ao vídeo).
Evento SOA - Um dia antes do início do 12º CBA, ou seja, no dia 4 de setembro, foi realizado no mesmo local, o Pré-Congresso do SOA - Society of Actuaries. O evento reuniu especialistas de diversos países para apresentar e discutir as características do Seguro de Vida Universal, um produto muito comum em mercados desenvolvidos, mas que é praticamente inexistente no Brasil. Tim Toole, presidente do Comitê da America Latina da SOA falou que a ideia era compartilhar a experiência dos EUA com o produto, conhecido como Universal Life. “Estamos aqui para aprender com os erros e acertos dos EUA e assim evitar que os mesmos ocorram ao longo do desenvolvimento deste mercado aqui no país”, disse.
Fonte: Acontece Abrapp, em 06.09.2018.